Principais diferenças entre Bonds e CRAs

Por: Vitor Ferrai e Ivan Kubala

Bonds e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) são tipos de investimentos em renda fixa que apresentam algumas diferenças importantes entre si.

A categoria de títulos denominada de Bonds engloba diversas espécies da valores mobiliários com funcionamento similar: títulos de dívida emitidos por empresas, governos ou entidades financeiras com a finalidade de captar recursos. Eles são negociados em mercados nacionais ou internacionais e, a depender do caso, podem ser emitidos em diferentes moedas, prazos e taxas de juros. Os riscos dos Bonds podem ser classificados de acordo com o rating de crédito da sua emissora, sendo que o risco de crédito associado ao investimento varia de acordo com diversos fatores, incluindo o mercado no qual a emissora está inserido e a utilização ou não de garantias. Os Bonds são uma importante fonte de financiamento para as empresas e um investimento de risco aos investidores na medida em que não há qualquer instrumento similar ao fundo garantidor de crédito que se aplique a valores mobiliários.

Os CRAs são uma espécie de valor mobiliário denominado de Certificado de Recebíveis emitido no âmbito de uma securitização (aquisição de direitos creditórios para lastrear a emissão de Certificados de Recebíveis ou outros títulos e valores mobiliários perante investidores, cujo pagamento é primariamente condicionado ao recebimento de recursos dos direitos creditórios e dos demais bens, direitos e garantias que o lastreiam), operação regulamentada pela Lei 14.430. Qualquer valor mobiliário pode lastrear uma emissão de Certificados de recebíveis, porém, as operações mais usuais neste ramo de atuação envolvem títulos do agronegócio (que geram a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio ou CRA) ou imobiliários (que geram Certificados de Recebíveis Imobiliários, ou CRI). Ressalte-se que apenas securitizadoras podem emitir esta espécie do valor mobiliário.

Em resumo, enquanto os Bonds são emitidos por empresas, governos ou entidades financeiras e podem ser negociados em mercados internacionais, os CRAs são emitidos por securitizadoras e são lastreados em outros valores mobiliários. Ambos os tipos de investimento são considerados de renda fixa, mas apresentam diferentes níveis de risco e potencial de retorno.

Com a colaboração de Luís Felipe Simão

Informativos

Inscreva-se em nossos informativos para ficar informado de nossos próximos eventos, e receber nossas novidades em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome
Caixas de seleção