Notícias

CYRELA CONSTRUTORA É A PRIMEIRA EMPRESA CONDENADA POR VIOLAR A LGPD

13 de outubro de 2020

Por Leonardo Neri e Barbara Oliveira

No último dia 29 de setembro, a Juíza de Direito da 13ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo condenou a construtora Cyrela ao pagamento de indenização por danos morais no importe de R$ 10 mil a um cliente que teve seus dados pessoais compartilhados indevidamente com terceiros, além da fixação de multa de R$ 300,00 por dado eventualmente compartilhado indevidamente.

No caso, o autor da ação havia adquirido uma unidade de apartamento junto à construtora Cyrela, figurando como consumidor. Desde então, passou a receber recorrentes contatos de empresas de arquitetura, móveis planejados, instituições financeiras e demais serviços e produtos relacionados ao imóvel adquirido.

Segundo a Magistrada, a conduta de compartilhamento de dados com terceiros para fins que não guardam relação com a contratação, sem autorização do titular e, ainda, sem qualquer amparo legal, é uma forma de violação à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/19), bem como à própria Constituição Federal e ao Código de Defesa do Consumidor.

A construtora Cyrela havia apresentado pedido reconvencional, de indenização por dano moral, com fundamento em suposta tentativa do autor de “manchar” a imagem da empresa, o qual foi julgado improcedente.

A sentença foi a primeira a utilizar a LGPD como fundamento de condenação e, certamente, criará precedente para futuras ações judiciais, o que deve gerar preocupação às empresas em adequar-se à LGPD de forma imediata.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Leonardo Neri Candido de Azevedo

+55 11 3090-9195

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados