Publicações

Aumento de decisões amadurece possíveis jurisprudências para proteção de dados no país.

22 de dezembro de 2022

Por: Leonardo Neri

Como é de conhecimento notório, a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”) foi introduzida em 2018, com a finalidade de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, com o intuito de resguardar a personalidade de cada indivíduo.

Ocorre que, considerando ser um assunto muito recente e novo perante a sociedade, muitas empresas não estavam respeitando, ou buscando se adequar à norma. Diante disso, A partir de 2021, as sanções administrativas começaram a ser aplicadas, as quais estão previstas no capítulo VIII, da Lei 13.709/2018, forçando para que as empresas se adequassem ao regramento, haja vista que as multas poderiam ser aplicadas em até R$ 50 (cinquenta) milhões.

À vista disso, evidente que muitos começaram a pesquisar mais sobre a LGPD, em busca de não violar a referida norma, de modo que a questão passou a ser fortemente discutida principalmente no âmbito judicial, vez que a jurisprudência ainda está claramente esparsa sobre o assunto, diante de ser um assunto completamente novo na sociedade.

Desta feita, cumpre destacar que, o número de decisões judiciais que abordam sobre a LGPD praticamente triplicou em comparação com o último ano. Salienta-se que um dos assuntos que mais tem sido abordados está atrelado com a responsabilidade civil por incidentes de segurança e vazamento de dados, provas digitais e geolocalização, revisão no tratamento automatizado de dados, entre outros pontos.

Assim, nota-se que as áreas que mais têm englobado a LGPD estão relacionadas ao direito do consumidor, direito civil e direito do trabalho. As ações judiciais sobre o tema estão concentradas em sua maior parte nos Tribunais de Justiça do Estado de São Paulo, Bahia Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Diante disso, é nítido que a LGPD estará cada vez mais em pauta no âmbito judicial, de modo que possa firmar uma jurisprudência pacífica sobre cada tema que vem sendo abordado.   Para mais informações sobre o tema, bem como sobre adequação à LGPD, entre em contato com o sócio responsável pela equipe de proteção de dados Leonardo Neri.

Com a colaboração de Barbara Gomes

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Leonardo Neri

+55 11 3090-7303

leonardo.neri@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.