Publicações

Difal: Rosa Weber pede destaque e julgamento será reiniciado

14 de dezembro de 2022

Por: Guilherme Martins

A Ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, pediu destaque no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 7.066,7.070 e 7.078, que discutem se o princípio da anterioridade anual deve ser aplicado em relações às alterações promovidas pela Lei Complementar nº 190/2022. Dessa maneira, o julgamento, que se encontrava com placar favorável de 5×3 para os contribuintes, será reiniciado.

Até então, os ministros Edson Fachin, André Mendonça, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber, tinham formado entendimento para aplicar o princípio da anterioridade anual, de modo que o Difal só poderia ser exigido em 2023. Enquanto isso, Dias Toffoli proferiu voto afirmando que o Difal deveria ser exigido a partir do dia 5 de abril de 2022, posição acompanhada pelo Ministro Gilmar Mendes. Apenas o Ministro Alexandre de Moraes votou pela cobrança imediata do Difal. Com cinco votos favoráveis pelos contribuintes, bastava um voto para que o STF decidisse a favor dos contribuintes.

Contudo, após uma reunião com governadores e vice-governadores, que solicitaram a Min. Rosa Weber, presidente do STF, para que o julgamento das ADIs fosse realizada de maneira presencial em razão da perda arrecadatória, houve o pedido de destaque. Dessa maneira, o julgamento será reiniciado pela Suprema Corte, sem uma previsão de sua retomada.

Com a colaboração de Davi Matos

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.