Por: Leonardo Neri
O Ministério da Saúde e o ConecteSUS, aplicativo que disponibiliza comprovante de vacinação contra a COVID-19, tiveram invasão cibernética no dia 10 de dezembro de 2021, afetando sistemas que notificam casos da doença.
A derrubada do site gerou crise em grande parte do país, em Salvador, por exemplo, passageiros não conseguiram embarcar em rodoviária devido a necessidade do comprovante da vacina. Já no Acre, quem não possuía o comprovante físico e dependeu do sistema digital, não conseguiu tomar a 2ª dose.
Em nota a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados, afirmando que nenhum dado será perdido. Vejamos: “esses Dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los a disposição a sociedade” citou Marcelo Queiroga.
O Ministro da Saúde, confirmou o comprometimento dos seguintes sistemas para resolver o imbróglio; e-SUS; SI-PNI; ConecteSUS (Responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital).
Uma das maiores dúvidas da população se trata sobre a autoria desses ataques, que aparentemente foi sanada, quando o grupo “Lapsus$ Group” assumiu a atitude criminosa.
No mais, o caos foi instaurado pela dificuldade de as pessoas confirmarem seus dados de vacinação. A orientação é de levar o comprovante físico para quem tiver que tomar dose residual da vacina, até que a situação de regularize.
Além disso, uma das maiores preocupações se dá nas pessoas que desejam ingressar no país. O Governo Federal optou por suspender a necessidade de comprovação até normalização do ConecteSUS.
Em suma, esse é mais um caso que se denota o impacto da vulnerabilidade em sistemas de segurança da informação e proteção de dados, que repercute diretamente na análise de dados pessoais de uma sociedade inteira, praticamente, trazendo à tona que se o assunto de privacidade não ser tratado com máxima prioridade pelas empresas públicas e privadas, podemos ter nessa seara o grande ápice caótico do mundo moderno.