Publicações

Necessidade de Registro na Junta Comercial para deferimento de RJ de produtor rural.

17 de fevereiro de 2023

Por: Vitor Ferrari e Ivan Kubala

Como disciplina o ordenamento jurídico brasileiro, o empresário que deseja obter o deferimento do processo de recuperação judicial para sua companhia deve, obrigatoriamente, respeitar determinados pré-requisitos, dentre os quais estão: exercer regularmente, até o momento do pedido, suas atividades há pelo menos 2 anos; e estar devidamente registrado na Junta Comercial Estadual.

Com as inovações Lei 14.112/20, foi positivada a recuperação judicial para produtor rural, que nada mais é que um empresário do setor agropecuário. Todavia, o Código Civil faculta ao empresário ruralista a inscrição perante Junta Comercial, não sendo medida obrigatória para o reconhecimento de sua atividade empresária.

Assim, criou-se a polêmica: o produtor rural deve estar registrado em junta comercial para requerer o pedido de recuperação judicial? Como é obrigatório aos empresários de outras áreas o registro em Junta Comercial antes do efetivo início de suas atividades, o prazo de 2 anos para o deferimento do pedido de recuperação judicial do produtor rural somente iniciará após seu efetivo registro?

Com base apenas em tais informações é nítido que há controvérsia. A fim de evitar tais problemas, o legislador entendeu por bem manter facultativa a inscrição do empresário agropecuário em junta comercial e desconsiderar a existência da inscrição para o deferimento de futuros pedidos de recuperação judicial.

Dessa forma, o empresário ruralista que deseja obter a concessão da recuperação judicial para sua companhia pode provar o prazo do exercício regular de suas atividades por outros meios, como a apresentação de Escrituração Contábil Fiscal e até mesmo por meio do Livro Caixa Digital do Produtor Rural, caso seja necessário o cálculo do período de atividade rural por pessoa física.

Destarte, ainda que seja necessário o prazo de 2 anos de exercício regular da atividade agropecuária para o deferimento da recuperação judicial, a inscrição perante junta comercial é completamente facultativa e não necessariamente utilizada para mensurar o período de atividade, facilitando o deferimento do pedido de recuperação judicial do empresário agropecuário.

Com a colaboração de Luis Felipe Simão

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Vitor Ferrari

+55 11 3090-7310

vitor.ferrari@br-mm.com

Ivan Kubala

+55 11 3090-9195

ivan.kubala@br-mm.com

Luís Felipe Simão

+55 11 3090-9195

luisfelipe.simao@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.