Publicações

Novas Regras para Realização de Ofertas Públicas de Distribuição de Valores Mobiliários

29 de agosto de 2022

Por: André Jerusalmy

A CVM publicou no último dia 13 de julho de 2022 as resoluções CVM 160, CVM 161, CVM 162 e CVM 163, que trazem novas regras para as ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários. Abaixo, iremos resumir brevemente o que cada uma dessas resoluções alterou, bem como quais os seus impactos ao mercado.

1. Resolução CVM 160:

substituiu as Instruções CVM 400 e 476, tornando-se assim a norma geral aplicável a todas as ofertas públicas de distribuição primária ou secundária de valores mobiliários no Brasil. Dentre outros objetivos, a norma trouxe maior flexibilidade à realização de ofertas.
Uma das alterações mais marcantes, foi a substituição dos modelos de prospectos, com o objetivo de torná-los mais sucintos e objetivos, segmentados pelo tipo de valor mobiliário ofertado, e com intuito de gerar informações mais objetivas e relevantes para os investidores. Adicionalmente, também foram introduzidas as lâminas da oferta, que é um documento preliminar e padronizado com as primeiras informações de interesse dos investidores, para que possam ter uma visão preliminar da oferta.

Com relação ao aviso ao mercado, anúncio de início e anúncio de encerramento foram feitos esforços para reduzir seu conteúdo ao mínimo indispensável, tornando-os mais simples.

2. Resolução CVM 161:

Trata sobre o regime de registro de coordenadores de ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários. Essa norma tem por objetivo regular a atuação desses participantes, uma vez que a Resolução CVM 160 fez com que as ofertas estejam sujeitas a menos controles prévios por parte da CVM. A norma também busca facilitar o ingresso de outros agentes como coordenadores de ofertas públicas, atividade que até então era permitida apenas às instituições financeiras.

3. Resolução CVM 162:

Complementar à Resolução 160, a Resolução 162 tratou de harmonizar outras regras atualmente em vigor, com objetivo de adaptar sua terminologia e estrutura às demais Resoluções editadas no dia 13.

4. Resolução CVM 163:

Substituiu a Instrução CVM 566, que dispõe sobre a oferta pública de notas promissórias.

Rito Automático: Mais flexibilidade às Ofertas Públicas com Esforços Restritos.

Uma alteração importante trazida pela Resolução 160 é o aumento da flexibilidade para os emissores de valores mobiliários que realizam ofertas com esforços restritos, até então regidos pela Instrução CVM 476. Nesse sentido, a adoção do rito automático preserva as principais vantagens das ofertas 476, porém com a inclusão de outras vantagens, tais como:

  • (i) exclusão de limites ao número de potenciais investidores que podem ser acessados;
  • (ii) exclusão da restrição de negociação após a oferta; e
  • (iii) eliminação do limite de 4 meses para realização de nova oferta de mesmo valor mobiliário pelo emissor.

As alterações acima fazem parte da Agenda Regulatória 2022 da CVM, e irão entrar em vigor em 2 de janeiro de 2023

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.