Publicações

STF julgará ADIs sobre o Difal a partir do dia 4 de novembro de 2022

03 de novembro de 2022

Por: Guilherme Martins

O Supremo Tribunal Federal reincluiu as Ações Diretas de Inconstitucionalidade  nº 7.066,7.070,7.078 na pauta de julgamento virtual entre os dias 4 de novembro de 2022 e 11 de novembro de 2022.  As referidas ADIs decidirão se o princípio da anterioridade anual deve ser aplicado em relações às alterações promovidas pela Lei Complementar nº 190/2022, que regulamentou o Difal nos termos estabelecidos pela Emenda Constitucional nº 87/2015, podendo desobrigar empresas a não realizarem o pagamento da quantia em 2022.

O julgamento já havia sido pautado para os dias 23 a 30 de setembro, em que apenas o Ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou pela improcedência da pretensão dos contribuintes. Posteriormente, o Ministro Dias Toffoli pediu vista dos autos e outras entidades que participam do feito solicitaram para sustentarem oralmente como amicus curiae, razão pela qual o julgamento havia sido suspenso no dia 3 de outubro.

Tendo em vista que nas duas outras ocasiões em que se manifestou sobre a matéria, o STF entendeu por bem modular os efeitos das decisões favoráveis aos contribuintes, recomenda-se às empresas que ainda não discutiram o tema em juízo que considerem fazê-lo. Nossa equipe tributária está à disposição para maiores esclarecimentos.

Com a colaboração de Davi Matos

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.