Notícias

Dados Pessoais da PagSeguro em conjunto com a WireCard foram expostos em fóruns de hackers e traz em pauta quais os limites legais da inovação

12 de fevereiro de 2022

Os sistemas de pagamentos eletrônicos vêm em enorme ascensão nos últimos anos, colocando em segundo plano as moedas físicas e, com isso, aumentando a vinculação digital de pagamentos. Assim, o número de golpes em empresas bancárias vem aumentando. No último dia 4 de novembro, foi a vez da PagSeguro sofrer os ditos, sequestros cadastrais, cujas informações demonstram que em torno de 1 milhão de assinantes tiveram seus dados disponibilizados em fóruns cibernéticos como amostras.

A informação foi confirmada por postagens do hacker ShinyHunters que alegou o roubo informacional da WireCard, empresa vinculada a PagSeguro.

Em nota, a MOIP, controladora da WireCard confirmou o acesso não autorizado e comunicou os usuários com intuito de zelar pelos princípios da empresa. Entretanto, o sistema PagBank afirmou que o roubo não possui nenhuma relação com os dados da PagSeguro.

Em pesquisa efetuada entre os anos de 2016 a 2021, a empresa apresentou cerca de 7 milhões de clientes no Brasil, sendo 1/7 deles vítimas digitais do recente golpe, que tiveram compartilhados seus dados sensíveis, que conforme a LGPD é o: “ […]dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural”.

No mais, a organização de segurança explicou que a forma de acesso se deu pela criptografia SHA1, Argon2 e BCrypt com fator 10, que aparecem próximo aos e-mails dos afetados indicando a exposição da senha dos clientes.

Tal acontecimento traz à tona uma dicotomia do mundo moderno, já que ao mesmo tempo que temos uma instrumentalização tecnológica que aperfeiçoa os anseios sociais, é necessário cuidar do tema da privacidade na inovação de novos produtos e serviços que são colocados no mercado, para se evitar o efeito colateral que as empresas tem enfrentado com o roubo de dados de seus clientes.

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/moip-comunica-vazamento-de-dados-de-clientes/

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/228168-pagseguro-wirecard-dados-1-milhao-clientes-ter-vazado.htm

Por: Leonardo Neri; Fernanda Lobato e Fabiana Porta

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados