Publicações

Câmara aprova PL que tributa fundos exclusivos

01 de novembro de 2023

Por Guilherme Martins e João Pedro Riccioppo Cerqueira Gimenes

Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 4.173/2023, que regulamenta e estabelece as novas regras de tributação de investimentos detidos por pessoas físicas no exterior, inclusive por meio de offshores, trusts e investimentos em criptomoedas (“ativos virtuais”). Como esperado, o texto do PL incorporou diversos dispositivos da Medida Provisória (MP) nº 1.184/23, publicada no final de agosto de 2023.

As novas regras serão aplicadas para quaisquer operações financeiras realizadas no exterior, incluindo-se: ativos e carteiras virtuais, cotas de fundos de investimento, títulos de renda fixa e variável, conta corrente e operações de crédito.

O texto do PL ainda trouxe disposições e tratativas sobre: (i) compensação de perdas por pessoa física, (ii) fim do diferimento previsto para os lucros de controladas no exterior, (iii) atualização de bens e direitos mantidos no exterior por pessoa física, (iv) trust, (v) “come-cotas” (tributação periódica), (vi) tributação do estoque, (vii) eventos societários dos fundos (fusão, cisão, incorporação ou transformação), (viii) fundos de fundos, (ix) FII e FIAGRO, e (x) conceito de entidade investimento e regime específico para FIP, FIDC, FIA e ETF.

No geral, os fundamentos para tais alterações, conforme o próprio Ministério da Fazenda, consistem tanto em aproximar as regras dos fundos fechados às de outras aplicações financeiras quanto normas tributárias brasileiras ao padrão adotado pela OCDE.

Agora, o PL segue para apreciação e aprovação pelo Senado Federal, que terá 45 dias para analisar e aprovar o texto. Após, em caso de aprovação, será encaminhado para sanção do Presidente.
Diante de tantas alterações relevantes sobre o tema, a nossa equipe irá acompanhar de perto a tramitação do PL e encontra-se à disposição para prestar eventuais esclarecimentos.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.