Publicações

Nova Resolução CMN 5146/2024 simplifica metodologia dos critérios de classificação de instrumentos financeiros

25 de julho de 2024

Publicada em 26 de junho de 2024 pelo Conselho Monetário Nacional – CMN, a Resolução CMN nº 5.146, propõe ajustes à Resolução CMN n° 4.966, de 25 de novembro de 2021, a qual estabelece os critérios e conceitos para classificação, reconhecimento, mensuração, provisionamento e baixa de instrumentos financeiros, bem como para a designação e reconhecimento das relações de proteção pelas instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BCB, harmonizando o Padrão Contábil das instituições reguladas pelo BCB –  Cosif, com o pronunciamento internacional IFRS 9 emitido pelo International Accounting Standards Board (IASB).

Nesse sentido, a Resolução CMN 5.146/2024 busca aumentar a convergência com o padrão internacional, prevendo, para fins de atingir uma metodologia simplificada, o mesmo tratamento aplicado na metodologia completa. Com isso, a Resolução CMN 5.146/2024 caracteriza todos os instrumentos da mesma contraparte como ativo problemático quando um instrumento for caracterizado desta forma, admitindo-se, excepcionalmente, a não caracterização de determinado instrumento que, em virtude de sua natureza ou de sua finalidade, apresente risco de crédito significativamente inferior.

Considerando-se que, até 2027, permanecerão existindo diferenças relevantes entre os critérios contábeis previstos na regulação aplicável às instituições autorizadas a funcionar pelo BCB (padrão Cosif) e o padrão internacional, ficam facultadas às instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo BCB a elaboração e a divulgação das demonstrações financeiras consolidadas de acordo o Cosif, até o exercício de 2027, adicionalmente às demonstrações no padrão contábil internacional, conforme o disposto na Resolução nº 4.818, de 29 de maio de 2020. A Resolução CMN nº 5.146/2024 entra em vigor em 1° de agosto de 2024.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Moema Giovanella

+55 11 3090-9195

moema.giovanella@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.