Notícias

A polêmica da nova política de privacidade do WhatsApp

12 de janeiro de 2021

12/01/2021

Por Leonardo Neri

Nos últimos dias, os usuários do WhatsApp têm sido surpreendidos com o surgimento de um aviso sobre as atualizações da política de privacidade e termos de uso do aplicativo. Com o surgimento da mensagem, o usuário não consegue utilizar o aplicativo até que faça sua escolha entre as duas únicas opções: aceitar ou rejeitar os termos.

Dentre as mudanças impostas, chamou a atenção dos usuários a obrigatoriedade de compartilhamento de dados com o Facebook, proprietário do WhatsApp, condicionante ao uso da plataforma. Ou seja, caso opte por rejeitar estes termos, o usuário fica impedido de utilizar o aplicativo, devendo desativar sua conta e deletar o aplicativo.

Segundo o Facebook, as mudanças informadas pela plataforma entrarão em vigor a partir de 8 de fevereiro de 2021.

Além do compartilhamento de dados com o Facebook, a nova política prevê, ainda, o compartilhamento com outras plataformas do grupo, como o Instagram e o Messenger. Serão compartilhadas informações como o número de celular, modelo do aparelho, foto de perfil, contatos, número de IP e informações de pagamento e transações financeiras realizadas pelo WhatsApp, com a ressalva de que não serão compartilhadas as mensagens trocadas no WhatsApp, que permanecem criptografadas.

Segundo a plataforma, o compartilhamento tem como objetivo “fornecer, melhorar, entender, personalizar, oferecer suporte e anunciar nossos serviços”.

A obrigatoriedade do compartilhamento não será imposta aos usuários da União Europeia e do Reino Unido, uma vez que já foram realizadas negociações com organizações locais acerca da proteção de dados pessoais, devido à legislação de proteção de dados já aplicada na Europa, General Data Protection Regulation (GDPR), que serviu de inspiração à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde setembro de 2020 no Brasil.

 

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Leonardo Neri Candido de Azevedo

+55 11 3090-9195

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados