Publicações

DPO entra na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

28 de abril de 2022

Por: Leonardo Neri

O Encarregado pela Proteção de Dados (DPO) entrou na Classificação Brasileira de Ocupações, CBO.

Dentro das profissões incluídas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, estão skatistas, DPOs, analistas de e-commerce e mais de 2 mil ocupações reconhecidas, que possuem a integração das declarações de Imposto de Renda na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e em Sistemas Nacionais Empregatícios.

No entanto, não necessariamente tal reconhecimento gerará novos direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, jornada de trabalho ou registro do contrato de trabalho. Na verdade, o reconhecimento é que o DPO é uma ocupação com características próprias.

Sendo assim, o próprio Ministério do Trabalho e Previdência, busca analisar o CBO como uma classificação que tem como fim, identificar ocupações no mercado de trabalho, para exclusiva classificação, sendo de ordem administrativa, e não obrigatoriamente vinculado às relações trabalhistas.

Por fim, é importante citar a forma com que este reconhecimento é feito após contato com os atuantes da área, atrelado com diversos estudos sobre a função da categoria, para averiguação se cumprem todos os requisitos necessários, como conhecimento e habilidades específicas para atuação, bem como envolvimento da função com interesse e responsabilidade social.

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/reconhecimento-de-profissoes-e-importante-mas-nao-se-traduz-em-direitos-trabalhistas/

Com a colaboração de Pedro Sobolewski

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Leonardo Neri

+55 11 3090-7303

leonardo.neri@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados