Publicações

Governo Federal encaminha PL das Subvenções para investimento

02 de novembro de 2023

Por Guilherme Martins e João Pedro Riccioppo Cerqueira Gimenes*

Na última semana, o Governo Federal encaminhou à Câmara dos Deputados, tratando das normas referentes a incentivos fiscais estaduais e sua utilização pelos contribuintes, o Projeto de Lei (PL) nº 5.129/2023, elaborado para substituir o texto da Medida Provisória n° 1.185/23 e impulsionar o apreço da matéria pelo Legislativo Federal ainda em 2023.

Tal medida nada diverge do foco arrecadatório e das recorrentes alterações já realizadas pelo Governo Federal neste ano de 2023, em busca de aumento arrecadatório.

A movimentação para votação do PL se mostra prioritária dentre as pautas do Governo para as próximas semanas. Segundo informações do próprio Ministério da Fazenda, o PL irá corrigir distorções nos pagamentos de tributos pelas empresas e tem potencial arrecadatório de 137 bilhões nos próximos quatro anos.

O Projeto de Lei trouxe reprodução idêntica ao teor da Medida Provisória n° 1.185/23. A MP publicada no final de agosto de 2023, alterou consideravelmente o tratamento tributário das subvenções para investimento. Houve a revogação das regras atuais – que desoneram as subvenções para investimento do pagamento de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.

Agora, como tudo indica que a votação do PL será realizada, os valores recebidos a título de subvenção para investimento (incentivos/benefícios fiscais de ICMS) serão tributados pelo IRPJ, CSLL, PIS e COFINS. A diferença é que será gerado um crédito fiscal de IRPJ e, para se beneficiar de tal crédito, o contribuinte deverá se habilitar perante a Receita Federal do Brasil. Após a habilitação, o contribuinte poderá apurar o referido crédito diretamente na ECF (Escrituração Contábil Fiscal) e, ao final do procedimento, poderá tanto ser ressarcido em dinheiro ou compensado.

Diante de tantas alterações relevantes sobre o tema, a nossa equipe irá acompanhar de perto a tramitação do PL e encontra-se à disposição para prestar eventuais esclarecimentos.

(Com a colaboração de Pedro Antônio G. M. Buzas)

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.