Por: Leonardo Neri
Em notícia divulgada no dia 18 de outubro de 2021, a Atento, empresa focada na prestação de serviços em call center, especializada em comunicação unificada e terceirização de processos negociais (CRM/BPO) teve sua estrutura abalada devido ao ataque hacker em suas redes. O sequestro virtual, ou ransomware (Lockbit 2.0), foi tão invasivo que gerou instabilidade na bolsa de Nova York, local onde a empresa possui suas ações. Vale a ressalva de que a multinacional espanhola foi atingida em maior relevância quantitativa no Brasil, onde ocorreu a interrupção dos seus serviços, com intuito de isolar os sistemas que tiveram danos, visando a proteção contra a divulgação indevida dos dados. Ressalta-se que a empresa trabalha com extrema urgência para sanar os possíveis prejuízos advindos de tal fato.
O programa Lockbit 2.0, é conhecido mundialmente pela velocidade na criptografia dos dados das máquinas afetadas. Os web-sequestradores afirmaram que o grupo possui 6 (seis) dias para pagamento do resgate, antes que as informações sejam fornecidas para venda.
Em nota e satisfação a Wall Street, o grupo afirma que até o presente momento não foram detectados nenhum tipo de vazamento ou comercialização de dados dos clientes vinculados a ela.
Tal situação denota mais uma vez a preocupação com que as empresas devem se ater a privacidade de seus dados, sendo um movimento transnacional, pois o impacto se dá simultaneamente em vários países, já que vivemos tempos de economia predominantemente digital.