Publicações

Influenciadores Digitais de Investimentos estão na mira da CVM

03 de dezembro de 2021

Por: André Jerusalmy

As redes sociais estão repletas de influenciadores digitais, sendo que muitos desses influenciadores tratam de um dos temas mais sensíveis de todos: o bolso dos investidores.

Com dicas e recomendações sobre investimentos de toda sorte, inclusive investimentos de altíssimo risco, tais como operações em mercados futuros e com alavancagem (em especial day trades), muitos dos influenciadores não possuem qualquer preparo ou conhecimento profundo sobre o mercado de capitais. Não a toa, a atividade de analista de investimentos é uma atividade regulada e depende de certificação para atestar o conhecimento em diversas áreas do investimento.

Assim, em razão do risco que diversos influenciadores despreparados representam ao mercado e aos investidores, no final do mês de outubro de 2021 a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) firmaram um convênio que tem como objetivo acompanhar a atividade dos influenciadores digitais que atuam com recomendações de investimentos.

De breve modo, o convênio tem o objetivo de acompanhar as redes sociais, no caso, os influenciadores de investimentos, assim como integrar a informação entre a CVM e a ANBIMA.

Foram considerados os seguintes aspectos:

  • O aumento expressivo de pessoas físicas ingressando nos mercados organizados de negociação de valores mobiliários.
  • A capacidade que determinados criadores de conteúdos sobre investimento possuem para influenciar decisões de investimento tomadas por seus seguidores.
  • A possibilidade, em tese, de uso dessa capacidade de influência para promover eventuais ilícitos de mercado previstos na Instrução CVM 8 e no art. 155, parágrafo 4º, da Lei 6.404/76

Ressaltamos que eventuais ilícitos cometidos por influenciadores digitais estão sujeitos a penas de multa que poderão ser aplicadas pela CVM.

 

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados