Notícias

Instrução Normativa nº 55 permite que incapaz constitua “EIRELI”.

1 de abril de 2019

 

Por Amanda Lima e Luis Eiras

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de março de 2019 a Instrução Normativa (“IN”) nº 55 do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (“DREI”) vinculado ao Ministério da Economia, que Altera o Manual de Registro de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (“EIRELI”). Em síntese, o texto prevê a possibilidade de o incapaz constituir uma EIRELI, por expressa disposição do § 6º do art. 980-A do Código Civil aplicam-se à EIRELI as regras previstas para as sociedades limitadas.

De acordo com a nova norma, é legalmente admitido que a pessoa incapaz seja sócia de sociedade limitada, desde que não exerça poderes de administração, o capital social já esteja integralizado e, conforme o grau da incapacidade, o incapaz seja assistido ou representado

É importante salientar que a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI não se confunde com a figura do empresário individual, já que na EIRELI permite-se a separação do que é ser “titular” do que é ser “administrador”, sendo que a responsabilidade de tal sociedade estará limitada ao seu capital, assim como já ocorre com as sociedades limitadas.

 

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Antonio Carlos Cantisani Mazzuco

+55 11 3090-9195

Diogo Ferraz

11 3090-9195

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados