Publicações

Ministro Dias Toffoli, revoga liminar proferida pelo Ministro Luiz Fux para exigir a apresentação da CND como requisito indispensável para Recuperação Judicial

04 de dezembro de 2020

04/12/2020

Por Vitor Antony Ferrari e Ivan Kubala

Em nota publicada em setembro deste ano havíamos comunicado decisão liminar proferida pelo Ministro Luiz Fux, à época recém empossado no cargo de Presidente da Suprema Corte de Justiça, exigindo de empresa em recuperação judicial a apresentação da Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de recuperação judicial, ao contrário do posicionamento até então sustentado pelo Superior Tribunal de Justiça.

A referida decisão liminar proferida nos autos da Reclamação  43.169 MC/SP  foi amplamente criticada pela comunidade jurídica, pois gerou enorme insegurança jurídica às diversas empresas que se encontram em recuperação judicial, na medida em que representaria, caso mantida, verdadeiro óbice à continuidade das atividades dessas empresas.

Contudo, na data de ontem, 03.12.2020, o Ministro Dias Toffoli, que assumiu a relatoria do caso em comento, negou seguimento à Reclamação da União e, assim, tornou sem efeito a decisão liminar proferida pelo Ministro Fux.

Segundo o Ministro Relator, a controvérsia trata-se de matéria infraconstitucional que não desafia a Reclamação proposta pela União, e, além disto, salientou que a questão já foi apreciada pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça no REsp 1.187.404/MT, que concluiu pela desproporcionalidade da exigência da CND com os princípios norteadores do processo de recuperação judicial, o qual representa relevante precedente que merece ser observado.

Portanto, a decisão do Ínclito Ministro vem na mesma esteira do que já vinha sendo aplicado nos casos concretos e conforta as diversas empresas que se encontram em recuperação judicial ou na iminência de entrarem com o pedido, notadamente diante do cenário de instabilidade da economia nacional, decorrente dos efeitos causados pela pandemia do COVID-19.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Vitor Ferrari

+55 11 3090-7310

vitor.ferrari@br-mm.com

Ivan Kubala

+55 11 3090-9195

ivan.kubala@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.