Notícias

Presidente do Banco Central Sinaliza Incentivos às Fintechs

1 de abril de 2019

 

Por Amanda Lima e Luis Eiras

Em pronunciamento durante a cerimônia de posse realizada no dia 13 de março de 2019, o novo presidente do Banco Central do Brasil (BACEN), Roberto de Oliveira Campos Neto, elencou uma série de medidas que pretende tomar para tornar mais dinâmico o mercado bancário e de créditos brasileiro.

O destaque foi para o uso de plataformas digitais conhecidas como “Fintechs”, mencionando inclusive recentes avanços, como a criação das Sociedades de Crédito Direto (SCD) e as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP), ambas regulamentadas por meio da Resolução CMN nº 4.656/2018. Em termos gerais, elas se diferenciam na medida em que a SCD opera com recursos próprios e não pode captar no mercado, enquanto a SEP intermedia quem tem recursos para emprestar a quem necessita de crédito.

Para o Roberto Campos, as Fintechs podem trazer fortes incentivos à competição no mercado bancário e que, portanto, devem continuar a serem exploradas, organizadas e regulamentas.

Além dos incentivos ao uso de plataformas de tecnologia, o pronunciamento foi enfático no que tange medidas que visam a redução do custo burocrático e à simplificação das regras tributárias e de acesso aos mercados.

Insta salientar que as medidas indicadas pelo novo Presidente do Banco Central almejam fomentar ainda mais o mercado das Fintechs, sendo estas importantes para o desenvolvimento deste novo plano de negócios no Brasil.

Estaremos atentos às movimentações que deverão ocorrer nos setores bancário e de meios de pagamento em razão do viés que o BACEN deverá adotar nessa nova gestão.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Diogo Ferraz

11 3090-9195

Antonio Carlos Cantisani Mazzuco

+55 11 3090-9195

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados