Publicações

Secretaria Nacional do Consumidor e ANPD tratam de acordo para proteção de dados dos consumidores

17 de fevereiro de 2021

Por: Leonardo Neri

Na última segunda-feira (15), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) se reuniram para dar continuidade às tratativas de acordo que visa a proteção dos dados dos consumidores, denominado Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

O acordo prevê o compartilhamento de informações pela Senacon à ANPD acerca de reclamações dos consumidores relacionadas à violação de proteção de seus dados pessoais, viabilizando maior efetividade na fiscalização de eventuais infrações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A ideia central do acordo é a uniformização de entendimentos e interpretações da LGPD entre os órgãos fiscalizadores.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) já investiga dezenas de casos que envolvem possíveis vazamentos de dados de milhares de consumidores e vem demonstrando interesse em contribuir em várias frentes com a ANPD.

Recentemente, o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC) criou um núcleo especializado em proteção de dados (vide https://www.mazzuccoemello.com/conselho-de-defesa-do-consumidor-cria-nucleo-de-protecao-de-dados-pessoais/).

Segundo o presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, a parceria com a Senacon é especialmente importante em razão do aumento de incidentes de vazamento de dados no Brasil.

A previsão é de que o Acordo de Cooperação Técnica seja consolidado em março deste ano.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Leonardo Neri

+55 11 3090-7303

leonardo.neri@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados