Publicações

Senado aprova mudanças na Lei das SAFS

05 de junho de 2024

Novo Projeto de Lei nº 2.978/2023, aprovado na última quarta-feira (15/05), para aperfeiçoamento da governança das Sociedades Anônimas de Futebol – SAFs

Aprovada na última quarta-feira (15/05) pelo Senado, o Projeto de Lei nº 2.978/2023 – PL 2.978/2023 visa reformar a governança das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs), com o objetivo de proteger os investidores e garantir os direitos dos clubes, profissionais do futebol e jogadores treinados, além de alinhar o SAF às práticas de governança das empresas públicas e dos mercados regulamentados de valores mobiliários.

O PL 2.978/2023, proposto pelo senador Rodrigo Pacheco, modifica partes da legislação que instituiu a Sociedade Anônima do Futebol (Lei 14.193/21), alterando os direitos de propriedade intelectual relacionados ao futebol, permitindo que as SAF explorem financeiramente os direitos de marca concedidos pelos clubes.

Ainda, as alterações visam eliminar limitações territoriais e restrições à participação de sociedades profissionais que formam atletas de futebol, à participação de empresas estrangeiras e permite a expansão das atividades internacionais, significando que as ligas terão o mesmo tratamento jurídico que os clubes.

O PL 2.978/2023 recebeu relatório favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO) e segue agora para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para análise em Plenário.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Moema Giovanella

+55 11 3090-9195

moema.giovanella@br-mm.com

Fernanda Lazzarini

+55 11 3090-9195

fernanda.lazzarini@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.