Publicações

STJ exclui o ICMS-ST das bases do PIS e da COFINS

20 de dezembro de 2023

Por Guilherme Martins e João Pedro Riccioppo Cerqueira Gimenes

Na última semana, o Superior Tribunal de Justiça finalizou o julgamento do Tema Repetitivo n° 1.125, e fixou a tese de que “o ICMS-ST não compõe a base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas pelo contribuinte substituído no regime de substituição tributária progressiva”. 

O Tema nº 1.125 dos Recursos Repetitivos refere-se a exclusão do ICMS devido na sistemática de substituição tributária (ICMS-ST) pelo substituído da base de cálculo do PIS e da COFINS. A tese é decorrente do julgamento do Tema nº 69 da Repercussão Geral pelo Supremo Tribunal Federal, que reconheceu que o ICMS não compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS, mas sem especificar se o ICMS-ST poderia ser excluído.

O julgamento do Tema 1.125 era aguardado por muitas empresas, por ser uma tese tributária relevante. Agora, após a publicação do acórdão e intimação das partes, devemos aguardar o prazo para oposição de embargos de declaração ou eventualmente para a interposição de recurso extraordinário. 

A nossa equipe acompanhará de perto o desenvolver do tema encontra-se à disposição para prestar eventuais esclarecimentos.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.