Publicações

STJ julga favorável ao contribuinte o tema do “PAT em dobro”

28 de novembro de 2023

Por Guilherme Martins e João Pedro Riccioppo Cerqueira Gimenes*

Em outubro, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”), de forma unânime, apontou serem ilegais as limitações trazidas pelo Decreto n° 10.854/2021 à dedução dos valores destinadas ao Programa de Alimentação do Trabalhador (“PAT”) do cálculo do IRPJ, relevante e assertivo precedente firmado em benefício dos Contribuintes brasileiros.

As razões que levaram a tal entendimento, inédito em decisões colegiadas naquele Tribunal, seguem linha no sentido das limitações terem fonte em um diploma infralegal, de maneira que, se a Legislação histórica instituidora do PAT nunca trouxe o referido cerceamento, é vedado que este seja feito por disposição inferior a uma Lei, tendo em vista a reserva legal para matérias dessa espécie.

Na oportunidade, a 2ª Turma reprisou demais entendimentos próprios sobre o tema, os quais, somados ao recentíssimo precedente aqui citado, mostram uma posição firme da Turma acerca da matéria e sobre outras futuras que tratem de discussão semelhante.

Resta agora que a 1ª Turma, o outro órgão julgador de temas fiscais no STJ, se posicione quanto ao tema de forma colegiada, para que este se torne pacífico nas Cortes Superiores.

A nossa equipe encontra-se à disposição para prestar eventuais esclarecimentos.

(com a colaboração de e Pedro Antônio G. M. Buzas)

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.