Publicações

Tema 1.182: STJ deve analisar a (não) incidência do IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS.

25 de abril de 2023

Por: Guilherme Martins e João Pedro Gimenes

O STJ deve iniciar, na próxima quarta-feira (26/04), o julgamento do Tema nº 1.182, objetivando “definir se é possível excluir os benefícios fiscais relacionados ao ICMS, – tais como redução de base de cálculo, redução de alíquota, isenção, imunidade, diferimento, entre outros – da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.”

Não é demais lembrar que em 2017, por ocasião do julgamento do ERESP 1.517.492/PR, a 1ª Seção do STJ concluiu ser ilegal a exigência de IRPJ e CSLL sobre créditos presumidos de ICMS, concedidos como incentivo fiscal.

O racional empregado naquela ocasião – e que nossa leitura se aplica integralmente ao Tema nº 1.182 – foi no sentido de que permitir que tais ganhos sejam considerados como lucro tributável possibilitaria à União retirar, indiretamente, o incentivo fiscal concedido pelos estados, o que levaria ao esvaziamento ou à redução do benefício. Prevaleceu o entendimento da Min. Regina Helena Costa, por sete votos a dois.

Em nossa leitura, as chances de extensão da aplicação do entendimento consignado quando do julgamento do ERESP 1.517.492/PR ao Tema nº 1.182 são grandes. Levando-se em conta a possibilidade de modulação dos efeitos de uma possível decisão favorável aos contribuintes, recomendamos àqueles que ainda não tenham questionado o tema em juízo, que o façam até o início do julgamento pelo STJ que, repete-se, está previsto para 26/04/2023.

Com a colaboração de Davi Matos

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.