Artigo

Após confirmação da INFRAERO, Brasil terá primeira rota com embarque biométrico facial do Mundo

2022-08-25

Por: Leonardo Neri

A Infraero divulgou publicamente que a primeira rota mundial aérea a receber embarque biométrico facial será no Brasil, mas precisamente no trecho Rio-SP.

A Operação do Sistema Biométrico Facial foi inaugurada na terça-feira, 9, presenciada por Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura, pelo Brigadeiro Hélio Paes de barros Junior, presidente da Infraero; Gileno Barreto, diretor-presidente da Serpro; Roniel Glanzmann, secretário Nacional da Aviação Civil e o diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, vale ainda, de forma honrosa citar a presença de parceiros do Projeto Embarque +Seguro 100% Digital, e representantes da Conaero que estiveram presentes na inauguração no Aeroporto de Congonhas, SP.

A Infraero ainda afirmou que o mês de agosto será de atualização gradual desse pioneiro sistema nos aeroportos.

A última semana do mês, mais precisamente dia 25, é onde está prevista a completa instalação do novo sistema tecnológico. Até o momento, GOL, LATAM e AZUL serão as companhias aéreas que terão este benefício.

Vale a ressalva que, é facultativa a escolha do passageiro ao embarque biofacial ou em ticket por meio da passagem e documentos necessários.

Para quem optar pela utilização da tecnologia, será prometida a dispensa da apresentação de cartões de embarque e documentos físicos, sendo a análise física utilizada desde o check-in, até o embarque.

Para possuir acesso a este modus operandi, o cliente necessariamente deverá passar por um cadastro digital das companhias cadastradas, necessitando obrigatoriamente de: Documento biométrico válido; Passagem Aérea; Acesso Ao Canal de Cadastramento; Validação Biométrica da Companhia Aérea.

A objetificação é gerar o trânsito de passageiros e tripulantes de forma rápida e segura. Nota-se isso, mediante a análise feita em período de testes da nova plataforma, na qual foram constatadas, 27% (vinte sete por cento) de diminuição nas filas.

Outrossim, as ações voltadas ao cadastro de dados faciais deverão aceitar os termos da LGPD, sendo feitas obrigatoriamente a cada novo voo.

O acordo técnico entre a Infraero e Serpro gerou a presença da +Seguro em 20 (vinte) portões de Embarque entre os dois aeroportos, sendo 12 (doze) portões e dez catracas em são Paulo e 8 (oito) portões e 5 (cinco) catracas no Rio de Janeiro. Ademais, foi confirmado que após a realização dos devidos testes, cada equipamento será liberado para uso direto, cumulado a formalização de sua adesão por meio de assinatura de termo confidencialidade para aceite das regras da LGPD.

Com colaboração de: Barbara Gomes e Pedro Sobolewski

Fonte: https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2022/08/09/ponte-aerea-rio-sp-sera-a-primeira-com-embarque-biometrico-no-mundo-diz-infraero.ghtml

Áreas de Prática

Oferecemos uma ampla variedade de soluções nas mais diversas áreas do Direito, colocando-nos em ampla vantagem quanto à preferência de nossos clientes quando suas operações demandam uma postura versátil, flexível e original.