Publicações

Concessões de Aeroportos e a Expectativa dos Editais das Licitações

01 de dezembro de 2020

Por Leonardo Neri e Fabiana Porta

 

Os anos de 2014 e 2016 marcaram e acentuaram a pouca qualidade dos aeroportos nacionais. Nos eventos mundiais (Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016), houve o reconhecimento, pelo Estado, da precariedade e necessidade de maiores investimentos em modal fundamental ao transporte internacional de pessoas e cargas, concluiu-se, ainda no modelo de Estado anterior ao atual, a necessidade de delegação da execução precária dos serviços de aeroportos a entes privados, tendo em vista o aumento em investimentos para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Em 2012 o principal aeroporto do País, o Internacional de Guarulhos, ao lado dos aeroportos de Brasília e Viracopos em Campinas/SP, que concentram os maiores números de passageiros, foi concedido à iniciativa privada, inaugurando uma série de privatizações nesse setor.

Assim, com o objetivo de atrair investimentos, aperfeiçoar o sistema e melhorar a prestação de serviços, em 2017, o Governo Federal incluiu outros aeroportos no Programa Nacional de Desestatização, um investimento de 30 anos de concessão estimados em R$ 21.500.000.000,00.

Atualmente, o Programa de Concessões – 6ª rodada – encontram-se 12 aeroportos, sediados em 09 estados da federação que estão divididos em blocos: Bloco Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste e, em 2019, demandaram 24,3 milhões de passageiros.

Os estudos prévios e as propostas de Edital e Contrato Administrativo já estão protocolizadas junto ao Tribunal de Contas da União – protocolo em 16 de setembro de 2020 – e a expectativa do Governo Federal é que o Tribunal autorize no primeiro semestre de 2021 a publicação dos editais para encerramento ainda em 2021 das execuções das concessões.

A Mazzucco&Mello estão acompanhando atentamente os próximos passos do Governo Federal e apta a assessorar os investidores interessados em operar importantes aeroportos do país.

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Leonardo Neri

+55 11 3090-7303

leonardo.neri@br-mm.com

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.