Notícias

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publica diretrizes de compliance obrigatórias para o setor

11 de fevereiro de 2019

 

Por Eduardo de Abreu Sodre / Antonio Carlos C. Mazzucco

A Resolução Nº 4.595/2017, publicada em 30.08.2017, traz as diretrizes para que as instituições financeiras, cooperativas de crédito e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central implementem políticas de conformidade (compliance) e se adequem às novas regras até 31 de dezembro de 2017.

Vale destacar que a nova resolução determina que as políticas de conformidade a serem implementadas devem ser compatíveis com a natureza, o porte, a complexidade, a estrutura, o perfil de risco e o modelo de negócio da instituição financeira, visando garantir o efetivo gerenciamento do seu risco de conformidade.

O Comitê de Basileia, que tem o objetivo principal de  reforçar a regulação, a supervisão e as melhores práticas no mercado financeiro, recomenda que as instituições financeiras adotem o modelo das três linhas de defesa, sendo a primeira o Controle Interno (regulamentado pela Resolução Nº 2554/1998), a segunda o Gerenciamento de Risco e Compliance (regulamentado pela nova Resolução Nº 4.595/2017), e, por fim, a terceira a Auditoria Interna (regulamentada pela Resolução Nº 4588/2017).

A Resolução N. 4.595/2017 determina que os conselhos de administração, ou na sua ausência as diretorias, das instituições devem garantir a efetividade, gestão e a continuidade da política de compliance, também devendo comunicar as diretrizes e os padrões de integridade aos seus empregados e prestadores de serviços. Além disso, as instituições devem garantir que medidas corretivas serão tomadas quando necessárias.

Caso a instituição financeira não possua condições para estruturar e implementar seu programa de compliance, a nova resolução prevê que a instituição poderá contratar especialistas para tal atividade, contudo, as atribuições e responsabilidades do conselho de administração deverão ser mantidas integralmente.

 

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Antonio Carlos Cantisani Mazzuco

+55 11 3090-9195

Diogo Ferraz

11 3090-9195

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados