Publicações

Receita Federal restringe temporariamente o atendimento presencial das unidades de atendimento ao contribuinte (CAC) e suspende atos administrativos como medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19)

23 de março de 2020

Por Mariana Martins

Por meio da Portaria RFB nº 543, de 20 de março de 2020, a Receita Federal do Brasil suspendeu, até 29/05/2020, os prazos para a prática de atos processuais no âmbito das Delegacias de Julgamento e alguns procedimentos administrativos, tais como:

– A emissão de avisos de cobrança e intimação para pagamento de tributos;

– A emissão de notificações de malha fiscal de pessoa física, no caso de inconsistências nas Declarações pretéritas de Imposto de Renda;

– A emissão de despachos decisórios com análise de mérito em PERDCOMPs;

– A adoção de procedimentos de exclusão de contribuintes de parcelamentos ativos, em caso de inadimplemento;

– O registro de pendência de regularização de CPF motivado por ausência de declaração; e

– O registro de inaptidão em CNPJ motivado por ausência de declaração.

A norma restringe ainda, até a mencionada data (29/05/2020), o atendimento presencial nas unidades de atendimento (CAC) a somente alguns serviços, mediante agendamento prévio obrigatório, quais sejam:

– Regularização de CPF;

– Cópia de documentos relacionados à Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e à Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF);

– Parcelamentos e reparcelamentos não disponíveis online;

– Retificações de pagamento;

– Procuração RFB;

– Análise e pedido de liberação de certidão de regularidade fiscal (CND), de certidão de regularidade de imóvel rural e de certidão para averbação de obra de construção civil; e

– Protocolo de processos relacionados a CNPJ.

Durante o período mencionado, não ficam suspensas a possibilidade de ocorrência de prescrição ou decadência do crédito tributário nem a adoção de práticas necessárias à contenção de condutas de infração fiscal ou de práticas que visem inibir os esforços necessários a obstaculizar o combate ao coronavírus.

Também não fica suspenso, até o presente momento, o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) relativa ao exercício 2020 / ano-calendário 2019, previsto para 30 de abril.

Nossa equipe tributária está à sua disposição ou à disposição da sua empresa para quaisquer esclarecimentos adicionais.

 

Se você tiver alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesta publicação, entre em contato com qualquer um dos advogados listados abaixo ou com seu contato habitual do Mazzucco&Mello.

Esta comunicação, que acreditamos poder ser de interesse para nossos clientes e amigos da empresa, destina-se apenas a informações gerais. Não é uma análise completa dos assuntos apresentados e não deve ser considerada como aconselhamento jurídico. Em algumas jurisdições, isso pode ser considerado publicidade de advogados. Consulte o aviso de privacidade da empresa para obter mais detalhes.

Áreas Relacionadas

Profissionais Relacionados

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.